quarta-feira, 29 de junho de 2011

BOPE

Guarda Municipal de Barueri é a primeira do Estado a receber treinamento do Bope-RJ





Durante três finais de semana entre maio e junho, membros da Guarda Municipal de Barueri passaram por treinamentos semelhantes aos aplicados para o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro). A corporação é o primeiro órgão municipal de segurança do Estado de São Paulo a receber esta capacitação; em todo o Brasil, somente a Guarda Municipal carioca já participou do curso, que é muito requisitado por polícias militares e setores do Exército Brasileiro.
Jorge Otero, servidor da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro e preparador físico do Bope, ministrou conceitos e coordenou exercícios práticos do Treinamento Físico Operacional - desenvolvido por ele especialmente para a tropa de elite da PM fluminense. "O alto preparo técnico do homem é fundamental para a eficácia de sua ação", explicou Otero.
O Treinamento Físico Operacional é uma preparação física adaptada à realidade dos serviços de segurança e leva em consideração características típicas das situações encontradas nas ruas, como terrenos irregulares e equipamentos pesados. "Com os pesos de academia simulando armamentos praticamos empunhadura, retenção e progressão", descreveu Leandro Hengles Siqueira, CD (classe distinta) do Grupo Tático de Motocicletas da Guarda. "Trabalhamos grupos musculares que são mais exigidos na rotina profissional", completou Hengles.
O guarda municipal e educador físico Régis da Silva Santos destacou que os métodos aplicados pelo preparador do Bope são fundamentados em estudos científicos. "Ele pesquisou a topografia das favelas cariocas para treinar os policiais de lá. Com a aplicação também da cinesiologia e da nutrição, ele conseguiu diminuir consideravelmente o número de lesões no efetivo após as operações, além de melhorar o desempenho da tropa", contou Silva Santos.
Para o guarda Fernando Alves Frasão, que também é graduado em educação física e possui especialização em fisiologia do exercício, cada membro da corporação que integrou o programa do Bope servirá como agente multiplicador das técnicas disseminadas. "Estamos preparando um protocolo com o treino adaptado às necessidades da Guarda Municipal que, após a avaliação do comando, poderá ser aplicado para todo o efetivo", relatou Frasão.

Tropa de Elite
O Bope foi fundado em 1978 para ser a força de intervenção da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Atualmente conta com 400 policiais especializados em resgate de reféns e em operações de combate ao crime em áreas de alto risco. A corporação ganhou notoriedade com o cotidiano da unidade sendo interpretado nas telas do cinema com o filme Tropa de Elite (2007) e a continuação Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro (2010), ambos do diretor José Padilha.
Fonte JNoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário