
Como dentro dos estádios dos jogos da Copa não será permitido o uso de armas letais, a idéia é aumentar a força de persuasão sem aumentar a letalidade (poder de matar), o uso de armas não-letais é a novidade.
Assim, o grupo escolhido vem treinando com armas não-letais durante horas e horas, até chegar ao domínio completo das armas e da técnica. Uma das novidades é o uso do "Taser", um pequeno aparelho que tem a capacidade de produzir um eletrochoque capaz de paralisar qualquer pessoa adulta.
Os guardas municipais receberam treinamento, no último fim de semana, no quartel da Polícia do Exército. Instruídos por especialistas em armamentos, os participantes foram se familiarizando com o equipamento. A aula prática era feita com os próprios alunos, ou seja, os guardas municipais. Este ano ainda, a Guarda Municipal de Manaus deverá receber 50 unidades desse aparelho. Mas fora o equipamento de eletrochoque, a Guarda Municipal ainda deve receber este mais equipamentos.
Por isso o treinamento tem sido feito com outras armas e métodos de persuasão, como por exemplo, a espingarda de calibre 12. A munição é de borracha, mas os tipos de arma não param por enquanto. Sprays de pimenta e granadas de gás lacrimogênio também foram objeto de treinamento dos guardas.
"Essa foi uma determinação da FIFA e por isso já estamos treinando para a Copa. Vamos continuar até que todos os nossos servidores estejam treinados...", disse o subsecretário do Gabinete Militar, Fabiano Fabrício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário