Educação gasta com Salão do Livro dinheiro suficiente para construir quatro creches
Wellington Alves - Foto: Ana Paula Almeida 26/05/2011 08:46
Evento que custou R$ 5,5 milhões aos cofres públicos rendeu cerca de R$ 6 milhões aos expositores
Gastos com Salão do Livro fizeram com que lucro do evento fosse reduzido
Com os gastos assumidos pelo secretário municipal de Educação, Moacir de Souza, para realizar o 2o Salão do Livro de Guarulhos entre 29 de abril e 8 de maio, no Parque Cecap, seria possível construir quatro creches que criariam 480 novas vagas em período integral. A estrutura utilizada pelo evento que durou 10 dias foi desfeita. No lugar só resta um campo aberto, sem qualquer benefício que tenha permanecido ao público.
O Salão do Livro rendeu R$ 6 milhões aos expositores da iniciativa privada, com a comercialização de 350 mil livros, segundo a Secretaria Municipal da Educação. Contudo, o evento trouxe gastos excessivos "a administração municipal na opinião de especialistas e políticos.
Leia as opiniões de lideranças e saiba mais sobre o assunto aqui
A Prefeitura pagou R$ 4.473.939,42 à Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) para cooperação técnica e financeira para a realização do Salão. A mesma entidade recebeu ainda R$ 930 mil por meios para incentivar professores e alunos da rede municipal a comprarem livros por intermédio do "Credilivros" e da "Notinha Legal".
Para realizar o Salão, a Secretaria teve que asfaltar ruas, planar o terreno, fazer ligações de água e energia elétrica e colocar toda a estrutura com lonas para montar a tenda climatizada com oito mil metros quadrados. A cerca de 200 metros dali, durante o evento, próximo a Praça Mamonas Assassinas, o antigo Clube de Mães - que era uma escola - estava abandonado, com portões abertos e sendo utilizado por usuários de drogas e moradores de rua, de acordo com os habitantes do bairro.
Para receber o Salão do Livro, o HOJE apurou que o Internacional Eventos - que sedia diferentes eventos na cidade - ofereceu ao município o espaço por R$ 100 mil pelo aluguel de 10 dias (por dia a Educação gastou R$ 550 mil). O espaço do Internacional conta com toda a infraestrutura necessária para uma feira deste porte. Não foi a opção de Souza, que defendeu durante o Salão do Livro que o Cecap pode vir a receber as próximas edições. Todo o circo armado no local já foi desmanchado.
(notícia do Jornal Guarulhos Hoje de 26/05/11)
Posto aqui um breve comentário...
"Enquanto isso, meu filho e mais 299 crianças à partir de segunda-feira 06/06/2011, estarão sem aulas nas escolinhas conveniadas (Primeiros Passos I e II da av. Rio Real), sem previsão de retorno !!! "
Isso já pela segunda vez que tive que mudá-lo, pois a Associação Guarulhense de Voluntários (Leia-se Ulisses Correia) também no Presidente Dutra fechou, deixando todos (Pais, alunos, professores e colaboradores) nas mãos ! Sem dinheiro, sem lenço e sem documento.
Sabem o Por quê ??? Falta de Pagamento !!!! Como diz o Boris Casoy: Uma Vergonha !
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